domingo, 23 de março de 2008


Mais alguns dos termos usados no mundo da informática!!
CPU - Calculator Processor Unit ou Unidade de processamento de cálculos. É o processador.
GPU - Graphics Processor Unit ou Unidade de processamento Gráfico. É o "processador" da placa de vídeo.
PCI - Slot da placa mãe onde pode-se colocar placas como Som, Vídeo (antigas) USB etc.
AGP - Slot usado atualmente para colocar placas de vídeo Off-Board. Esse Slot possui 3 velocidades, 2X, 4X e 8X. O Padrão recentemente foi trocado pelo PCI-E.
PCI-E - Novo padrão do slot de placas de vídeo. Foi trocado por fornecer mais energia para as placas além de ter uma banda maior (16X) que ainda é inutilizada. Há uma possibilidade de usar 2 placas de vídeo ao mesmo tempo. Essa tecnologia chama-se SLI
SLI - Tecnologia desenvolvida pela Nvidia (fabricante de chips 3d) que possibilita a utilização de duas placas de vídeo em paralelo, em uma placa com o Chipset Nforce 4 SLI. VCore - Voltagem que o processador está utilizando.
VDimm - Voltagem que a memória está utilizando.
VGPU - Voltagem que o GPU está utilizando.
Overclock - Todo computador funciona em cima de freqüências. Elas são chamadas Clock.
FSB - Front Side Bus. É a freqüência que o Processador e as memórias utilizam. É um dos "componentes" que são usados pra calcular o Clock do processador.
HT - Tecnologia utilizada pela intel nos P4. Simula dois processadores dentro de um só.
HTT - Hyper Transport. Tecnologia utilizada nos A64. É como se fosse o FSB, mas de forma diferente. Liga o processador diretamente nas memórias dispensando o NorthBridge pois já possui sua própria controladora de memória.
NorthBridge - Chip desenvolvido com uma serie de funções. Tanto FSB (sem os Atlhons 64) quanto para recursos da placa, como por exemplo o Nforce 4 SLI.
SouthBridge - Chip desenvolvido com outra serie de dispositivos como USB por exemplo. PLL - Controlador de FSB. Fica na placa mãe, ele que controla o FSB como citado acima. Lembrando que quanto maior o FSB mais esse chip esquenta.
Mosfets - Reguladores de voltagem da placa. Eles regulam a voltagem que vai pra placa de video, memórias ou CPU. São quadradinhos pretos que ficam perto do socket do processador. Quanto mais alta a voltagem mais ele esquenta.
TSOP - Um tipo de “encapsulamento” de memória. Utilizado nas placas Low-End de hoje em dia.
BGA - Outro tipo de “encapsulamento” de memórias, porém utilizadas em placas mid/high end.

Nenhum comentário: